Skip to main content

A United Nations Association – UNA Portugal organizou o seu primeiro Model UN na Universidade de Coimbra

No dia 15 de março, realizou-se, no âmbito do projeto World Diplomacy By Young Generation da United Nations Association Portugal, a 1ª Edição do Model UN na Universidade de Coimbra, dedicada ao tema “Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro”.

Através do Model UN, os estudantes têm a oportunidade de experienciar o funcionamento da Assembleia Geral (AG) da ONU através da representação de vários cargos que a constituem, nomeadamente as delegações de países. Esta iniciativa permite que os jovens reflitam acerca dos processos de diplomacia e multilateralismo envolvidos nas tomadas de decisão de carácter global.

A Sessão Inaugural contou com as intervenções do Secretário-Geral da simulação da Assembleia Geral da ONU, Pedro Falcone, do Secretário-Geral da United Nations Association Portugal, Mário Parra da Silva, do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel.

Os discursos iniciais demonstraram o posicionamento das delegações e organizações relativamente à utilização e regulamentação da Inteligência Artificial (IA), assim como a preocupação com o seu impacto no presente e futuro nas sociedades.

Os temas de debate debruçaram-se sobre: a Influência da IA no Mercado de Trabalho, na Educação, na Saúde e no Meio Ambiente; as Vulnerabilidades da IA; a Regulamentação Específica do Campo Social e Económico e, por fim, Defesa e Segurança.

A primeira agenda, apresentada pelas delegações de Hong Kong, China, Índia, África do Sul, BRICS, Rússia e Brasil, foi chumbada com 21 votos contra e 17 a favor. Já a segunda agenda, sugerida pelas delegações dos Estados Unidos da América, França, Israel, Organização do Tratado do Atlântico Norte, República da Coreia, Suécia, Noruega, Canadá, Organização Mundial do Comércio, Portugal, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Suíça, Finlândia, Japão, União Europeia, Nova Zelândia, Austrália, Suíça, Paquistão, Áustria, Índia, Hong Kong e República Popular da China foi aprovada por maioria simples.

No 2º dia do UC MUN as delegações representadas encerraram a Proposta de Agenda e apresentaram os seus documentos de trabalho para aprovação.

Durante a sessão, instalou-se uma crise sobre o Comité, a mesa da assembleia sofreu um ataque de hackers que comprometeram todas as propostas de documentos de trabalho anteriormente apresentadas, tornando-as públicas nas redes sociais. Vários manifestantes aproveitaram o caos que se impôs para aclamarem pela efetiva resolução dos problemas discutidos, acusando as delegações presentes de nada de relevante ter sido alcançado ao longo de dois dias de discussões. Com este exercício, os delegados assumiram a escassez do tempo e a necessidade de concretizar propostas, dividindo-se em 3 grupos:

  1. Medidas sociais e económicas;
  2. Medidas de defesa e segurança;
  3. Medidas sobre educação e sustentabilidade.

O segundo dia terminou com a realização de uma Conferência de Imprensa, na qual os jornais presentes na simulação representados pelos estudantes – A Cabra, Le Monde, The Chosun e The New York Times – tiveram a oportunidade de interpelar as diferentes delegações e organizações sobre os assuntos discutidos durante as sessões.

No terceiro e último dia, a Resolução Final acabou por ser votada ponto a ponto e só depois na totalidade, tendo sido aprovada por maioria qualificada, contando com 26 votos a favor e 2 votos contra (Israel e Rússia).

Da parte da tarde, seguiu-se a entrega de diplomas e prémios às delegações reconhecidas. Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association Portugal, encerrou a sessão.