Skip to main content

Contribuir para uma consciência global

A UNA Portugal é uma Associação formalmente constituída em junho de 2022, que resulta de um movimento de cidadãos que têm como propósito contribuir para uma consciência global, que estão empenhados em contribuir para uma cidadania ativa, que sentem necessidade de intervir cada vez mais, na busca de respostas e soluções para os problemas atuais de um mundo em grande mudança.

A UNA Portugal pretende ser uma Associação abrangente, inclusiva e paritária. O seu papel pretende contribuir para a difusão da Carta das Nações Unidas e dos seus princípios, colaborando com todas as Organizações Internacionais, como também ser uma associação interventiva, contribuindo no terreno, com ações e projetos em áreas em que a intervenção da Sociedade Civil é mais do que nunca necessária.

Um dos propósitos da UNA Portugal será agregar pessoas e organizações que pensam coletiva e globalmente, para enfrentar os desafios do mundo de hoje, em conjunto com organizações congéneres existentes em quase todos os países, e atuando localmente através de ações e projetos sobre temas sociais e de Direitos Humanos, alinhados com os princípios das UN e seguindo as próprias sugestões da Agenda 2030.

Desenvolvendo o conceito de cidadania global e intervindo na sociedade portuguesa e não só, uma vez que pretendemos cooperar com as outras UNA que existem na maioria dos países, queremos capacitar por sensibilizar as Pessoas e as Organizações para responderem aos desafios globais e aos problemas atuais do Planeta. 


O Nosso Propósito

Acrescer as possibilidades das Pessoas no seu envolvimento ativo em iniciativas, projetos e discussões ligadas aos objetivos e programas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Corpos Sociais

Assembleia Geral


Carlos Monjardino

Presidente

Armindo Azevedo

Vice-Presidente

António Saraiva

Vice-Presidente

Fátima Borges

Secretária

Amadeu Colaço

Suplente

Direção


Isabel Neves

Presidente

Ricardo Ferro

Vice-Presidente

Mário Parra da Silva

Secretário-Geral

Anabela Vaz Ribeiro

Vice Secretária-Geral

Paulo Rola

Tesoureiro

Teresa Núncio

Vogal

Margarida Sá Costa

Vogal

Pedro Krupenski

Vogal

Paula Viegas

Vogal

Nuno Mendonça

Suplente

Cristina Campos

Suplente

Conselho Fiscal


Luís Natal Marques

Presidente

Carla Gonçalves Pereira

Vogal

Paulo Antunes

Vogal

EXECUTIVA

Joana de Melo Rodrigues

Gestora de Projeto UNA Portugal

Torne-se associado

Convidamos todas e todos a fazerem parte da UNA Portugal e a juntarem-se a esta nova voz da sociedade civil portuguesa na qualidade de Associado\a.