Skip to main content

MODEL UN
AI: IMPACTO NA SOCIEDADE DO FUTURO


15 A 17 DE MARÇO, UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Dia de Abertura do UC MUN

MODEL UN – UNIVERSIDADE DE COIMBRA

No dia 15 de março, realizou-se, no âmbito projeto World Diplomacy By Young Generation da United Nations Assocation Portugal, a 1ª Edição do Model UN na Universidade de Coimbra, dedicada ao tema “Inteligência Artificial: Impacto na sociedade do futuro”.

A Sessão Inaugural contou com as intervenções do Secretário-Geral da simulação da Assembleia Geral da ONU, Pedro Falcone, do Secretário-Geral da United Nations Association Portugal, Mário Parra da Silva, do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e do Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel.

Os temas de debate debruçaram-se sobre: a Influência da IA no Mercado de Trabalho, na Educação, na Saúde e no Meio Ambiente; as Vulnerabilidades da IA; a Regulamentação Específica do Campo Social e Económico e, por fim, Defesa e Segurança.

Consulte a Agenda de Trabalhos do Model UN em Coimbra e a Resolução:

Prémios MODEL UN
Universidade de Coimbra, 2024

Prémio de Excelência

Delegação de Hong Kong

Gonçalo Nuno Oliva Gomes da Silva
Luís Henrique Coelho de Moura Alves

Prémio de Mérito

Delegação do Líbano

Isabela Godoi Brettas
João Victor Oliveira Maluf Idaló

Prémio de Posicionamento

Delegação de Israel

André Miguel Costa Vigário
João Pedro Almeida Félix da Cruz Valor

Prémio de Melhor Discurso de Abertura / Encerramento

Delegação OMC – Organização Mundial do Comércio

Rafaella Montebello Kfouri
Vinicius Cluk Carneiro

Prémio de Originalidade

Delegação da Greenpeace

Ana Francisca de Ferreira Simões Pinto
Maria João Costa Monteiro de Almeida

Prémio de
Resolução

Delegação da França

Ana Filipa Bastos Pinho
Fábio André Ribeiro

Prémio de Trabalho em equipa

Delegação BRICS

 Alexsander Marques
Larissa Braga

Prémio de
Jornalista

Jornal The Chosun Ilbo

 Artur Freire Espingarda da Costa
Beatriz Rodrigues

UC MUN

Testemunhos

  • Foram três dias muito enriquecedores, naquela que foi a minha primeira simulação, onde se reuniram estudantes dos mais variados cursos. Pudemos entrar na personagem e defender os interesses da nossa Delegação, enquanto aprendíamos mais sobre o funcionamento da Assembleia Geral das Nações Unidas.

    Entre os participantes gerou-se um ótimo ambiente de cooperação e trabalho de equipa, mas também de amizade, tendo tudo isto contribuído para uma agradável experiência. Recomendo vivamente a participação a todos aqueles que se interessem por assuntos atuais, tenham ou não interesse em seguir a carreira diplomática.

    Gonçalo Nunes
  • Participar da UCMUN foi uma experiência ímpar! Desde os workshops até à premiação final, tudo foi muito bem preparado para uma competição saudável e profissional. Aprendi muito sobre Networking e sobre como se faz a diplomacia: com debates e negociações. Recebi, junto com a minha colega, o Prémio de Mérito das mãos do Engenheiro Mário Parra da Silva, representante da United Nations Association – UNA Portugal. Carregarei para sempre essa lembrança na mente e no coração, como alguém que ainda sonha em trabalhar para as Nações Unidas e construir um mundo melhor.

    João Victor Idaló
  • A UCMUN foi mais do que uma experiência acadêmica. Durante os três dias de simulação, a UCMUN tornou-se um meio de sabedoria e enriquecimento cultural, pois além de desenvolvermos a oratória, a escrita e o poder da negociação como um verdadeiro diplomata, também aprendemos a olhar para as necessidades e história do outro, seja este nação, organização ou bloco.

    Com isso, foi uma honra participar na minha primeira Simulação da ONU, a representar o Líbano, e ainda receber o prêmio de mérito pelo representante da United Nations Association – UNA Portugal.

    Isabela Godoi Brettas

    Galeria de Imagens