Skip to main content

AI.Ethics – Transparência Algorítmica arranca com Sessão de Lançamento na Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente

A iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial [APEE] e da UNA Portugal – Associação Unidade das Nações teve a sua Sessão de Lançamento a 3 de março, na Secretaria-Geral do Minstério do Ambiente, Sala ´O Século´, entre as 09h00 e as 13h00.

O AI.Ethics – Transparência Algorítmica visa a participação Ética e uma vigilância, com o objetivo de promover a transparência dos algoritmos, possibilitando a criação e manutenção de relações de confiança com as partes interessadas, nomeadamente na utilização de ferramentas de inteligência artificial em produtos e serviços disponibilizados no mercado.

O evento contou com a abertura de Alexandra Ferreira de Carvalho, Secretária-Geral da Secretaria-Geral do Ambiente, que sublinhou o valor para a sociedade civil deste projeto, Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal e André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, que destacou a importância da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para Portugal.

 

Seguiu-se a intervenção de Luís Lóia, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com o tema ´A Ética como Geradora e Suporte da Confiança´. O professor acredita que a “A ética é de pessoas para pessoas”, tendo acrescentado que a relação da Ética com a confiança baseia-se no aval ou compromisso entre partes.

 

Com o tema ´A Ética nas Atividades de Criação de Valor´ Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração das Infraestruturas de Portugal, enalteceu a dimensão cada vez maior de dados produzidos por todos e a utilização de algoritmos na gestão desses mesmos dados por parte das Organizações.

A sessão contou com uma Talk intitulada ´Os Desafios da Inteligência Artificial nas Organizações e o Papel da Inovação´ com a participação de Nuno Miguel Gonçalves, Innovation Manager da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal.

Paula Viegas, Diretora de Sustentabilidade do Banco Montepio, abordou o tema ESG: a Dimensão Ética, tendo reforçado a necessidade de aplicação de valores éticos no comportamento empresarial.

A propósito das Políticas Nacionais, a Senhora Juíza Conselheira do Tribunal de Contas, Helena Abreu Lopes, centrou-se na ´Importância da Inteligência Artificial  para Instituições e os problemas que podem advir para a Administração Pública´.

A sessão encerrou com o segmento ´A Ética na Inteligência Artificial´, onde Mário Parra da Silva, Presidente da APEE e Secretário-Geral da UNA Portugal, e Ana Saraiva, Project Manager da APEE apresentaram as principais conclusões da Recomendação da UNESCO sobre a Ética da Inteligência Artificial, documento publicado em 2022, que considera a Ética como base para a avaliação e a orientação normativa das tecnologias de Inteligência Artificial. Foram igualmente mencionados outros referenciais internacionais que se debruçaram sobre Ética na Inteligência Artificial.