Participação da UNA Portugal na SRS 2024
No âmbito do segundo fórum da 19.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, que decorreu no passado dia 27 de novembro, a United Nations Association – UNA Portugal participou no evento organizado pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, com o apoio da UN Global Compact Network Portugal, na Fundação Cidade de Lisboa.
A UNA Portugal organizou uma sessão dedicada ao tema “Gerações Futuras”, composta por dois segmentos.
O primeiro segmento, “Diálogos sobre Saúde Emocional: Um Mosaico de Perspetivas”, foi organizado pela Merck Portugal e contou com a participação de Rita Reis, Value, Access, Government and Public Affairs Senior Director da Merck Healthcare Portugal, e Joana Freire, membro da Associação Portuguesa de Fertilidade.
Este segmento começou com a partilha dos resultados do projeto FutURe, promovido pela Merck, que visa sensibilizar e fomentar o debate sobre os temas que mais preocupam as gerações futuras. O objetivo passa por ouvir as vozes das gerações Z e Millennial, para que instituições e decisores, tanto a nível europeu como nacional, considerem as suas realidades e expectativas na tomada de decisões futuras.
De seguida, abordou-se a relação entre a saúde emocional e a fertilidade, destacando o papel das associações de doentes como promotoras da literacia em saúde.
O segundo segmento, “Laboratório de Simulações das Nações Unidas”, foi organizado pela United Nations Association – UNA Portugal e contou com a abertura de Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association – UNA Portugal. Durante a sua intervenção, refletiu sobre o papel das Nações Unidas, em particular da United Nations Association – UNA Portugal, na promoção do Pacto do Futuro e da Declaração das Gerações Futuras em Portugal, através da realização de simulações que aproximam os jovens das Nações Unidas e do universo diplomático.
Este segmento incluiu ainda um painel moderado por Joana de Melo Rodrigues, Corporate Communication & Engagement da United Nations Association – UNA Portugal, e contou com a participação de Filipa Laborinho, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras; Pedro Krupenski, Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente; Francisco Afonso, Presidente da CMS Model WHO Society; Joana Costa, Vice-Presidente da CMS Model WHO Society; e Iúri Cláudio, Project Manager da United Nations Association – UNA Portugal.
No painel, foram discutidos os diferentes modelos de simulação das Nações Unidas como ferramentas de aprendizagem para os jovens, destacando a importância da diplomacia, do multilateralismo e da negociação no mundo atual. Foi também sublinhado o papel da United Nations Association – UNA Portugal na implementação destes modelos em Portugal, com destaque para o UC MUN, o Model UN realizado na Universidade de Coimbra, a COP Oeiras Valley, uma simulação da COP realizada em Oeiras, e os Model WHO, previstos para 2025 na Egas Moniz School of Health and Science e na Escola Nacional de Saúde Pública.
Para finalizar a sessão e agradecer o envolvimento de todos os parceiros e participantes, tomou a palavra Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association – UNA Portugal.
Com o advento do Pacto do Futuro urge o tempo de dar voz às novas gerações e às questões que lhes são adjacentes.
Foi este o mote da sessão da United Nations Association – UNA Portugal: dar voz aos Jovens, às suas necessidades e inspirações.
Aceda à Brochura Oficial [AQUI]