Skip to main content

Participação da UNA Portugal na SRS 2024

No âmbito do segundo fórum da 19.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, que decorreu no passado dia 27 de novembro, a United Nations Association – UNA Portugal participou no evento organizado pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, com o apoio da UN Global Compact Network Portugal, na Fundação Cidade de Lisboa.

A UNA Portugal organizou uma sessão dedicada ao tema “Gerações Futuras”, composta por dois segmentos.

O primeiro segmento, “Diálogos sobre Saúde Emocional: Um Mosaico de Perspetivas”, foi organizado pela Merck Portugal e contou com a participação de Rita Reis, Value, Access, Government and Public Affairs Senior Director da Merck Healthcare Portugal, e Joana Freire, membro da Associação Portuguesa de Fertilidade.

Este segmento começou com a partilha dos resultados do projeto FutURe, promovido pela Merck, que visa sensibilizar e fomentar o debate sobre os temas que mais preocupam as gerações futuras. O objetivo passa por ouvir as vozes das gerações Z e Millennial, para que instituições e decisores, tanto a nível europeu como nacional, considerem as suas realidades e expectativas na tomada de decisões futuras.

De seguida, abordou-se a relação entre a saúde emocional e a fertilidade, destacando o papel das associações de doentes como promotoras da literacia em saúde.

O segundo segmento, “Laboratório de Simulações das Nações Unidas”, foi organizado pela United Nations Association – UNA Portugal e contou com a abertura de Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association – UNA Portugal. Durante a sua intervenção, refletiu sobre o papel das Nações Unidas, em particular da United Nations Association – UNA Portugal, na promoção do Pacto do Futuro e da Declaração das Gerações Futuras em Portugal, através da realização de simulações que aproximam os jovens das Nações Unidas e do universo diplomático.

Este segmento incluiu ainda um painel moderado por Joana de Melo Rodrigues, Corporate Communication & Engagement da United Nations Association – UNA Portugal, e contou com a participação de Filipa Laborinho, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras; Pedro Krupenski, Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente; Francisco Afonso, Presidente da CMS Model WHO Society; Joana Costa, Vice-Presidente da CMS Model WHO Society; e Iúri Cláudio, Project Manager da United Nations Association – UNA Portugal.

No painel, foram discutidos os diferentes modelos de simulação das Nações Unidas como ferramentas de aprendizagem para os jovens, destacando a importância da diplomacia, do multilateralismo e da negociação no mundo atual. Foi também sublinhado o papel da United Nations Association – UNA Portugal na implementação destes modelos em Portugal, com destaque para o UC MUN, o Model UN realizado na Universidade de Coimbra, a COP Oeiras Valley, uma simulação da COP realizada em Oeiras, e os Model WHO, previstos para 2025 na Egas Moniz School of Health and Science e na Escola Nacional de Saúde Pública.

Para finalizar a sessão e agradecer o envolvimento de todos os parceiros e participantes, tomou a palavra Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association – UNA Portugal.

Com o advento do Pacto do Futuro urge o tempo de dar voz às novas gerações e às questões que lhes são adjacentes.

Foi este o mote da sessão da United Nations Association – UNA Portugal: dar voz aos Jovens, às suas necessidades e inspirações.

Aceda à Brochura Oficial [AQUI]