Entrevista | Grupo BEL
Raquel Santos
Temos a honra de poder contar com a participação da V/ organização nesta iniciativa da UNA Portugal. Quais as razões que levam o Grupo BEL a associar-se ao World Diplomacy By Young Generation?
É com grande satisfação que nos associamos a esta iniciativa, que está totalmente alinhada com os nossos valores e propósito. Estamos empenhados na construção de um futuro melhor para as próximas gerações e na criação de valor social e apoiar iniciativas promovidas e dirigidas a jovens é o melhor caminho que podemos percorrer. Por outro lado, esta iniciativa vem reforçar uma parceria que já temos e acreditamos que é através de um trabalho conjunto que chegamos aos melhores resultados e ao cumprimento dos objetivos globais.
O Grupo Bel está empenhado em promover um empreendedorismo responsável como forma de criar valor na sociedade. De que forma é que materializam este objetivo?
O empreendedorismo responsável está na génese do Grupo BEL, desde o primeiro momento foi esse o nosso propósito. Acreditamos que essa visão empresarial é a única a seguir porque o empreendedorismo responsável pode e deve ter grande impacto na sociedade. A título de exemplo de uma aplicação prática desta visão, destaco o Active+, um consórcio entre várias empresas do universo BEL que será o primeiro Test Bed de inovação situado em Portugal dedicado à validação e aumento de escala de novos materiais, produtos e processos para a Indústria Transformadora, Aeronáutica, Nuclear, Espacial, Smart Cities e Energia. Esta é a base da filosofia do Grupo BEL: criar sinergias entre as empresas e “devolver” à sociedade o nosso valor.
Será este um driver fundamental para criar novas gerações de líderes empresariais preocupados com o ambiente, as pessoas e a forma como uma organização é governada?
Consideramos absolutamente vital que se criem condições para a participação e envolvimento dos jovens nestas iniciativas, porque quanto mais condições estes tiverem para o seu desenvolvimento e formação, quão melhor for o exemplo que lhes damos através da nossa atuação e quão mais eficaz for a forma como os conseguimos envolver nas áreas ESG, mais e melhor estaremos a formar os futuros líderes.
O Grupo BEL é um participante UN Global Compact e tem assumido nas diferentes empresas do grupo um compromisso e um alinhamento para com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Qual(ais) é/são o/s ODS prioritários para o Grupo Bel? Que metas já estabeleceram neste âmbito?
Nas diferentes áreas de negócio em que estamos envolvidos, a nossa atuação contribui para praticamente todos os ODS definidos pelas Nações Unidas. O facto de sermos um grupo de empresas que operam em áreas muito diversificadas aumenta esse alcance e multiplica também a nossa responsabilidade no estabelecimento de metas para cumprir a Agenda 2030. Concretamente, definimos como prioritário ter pelo menos 25% de viaturas elétricas de distribuição logística até 2026, 50% de energia renovável consumida até 2028, diminuir a pegada de carbono em 25% até 2030 e ter pelo menos 40% de mulheres em cargos de decisão até 2030.
O World Diplomacy By Young Generation é um projeto vocacionado para jovens, nomeadamente para estudantes do Ensino Superior, como o objetivo de os sensibilizar e envolver nos temas e desafios das Nações Unidas. Pode ser esta uma forma de identificar futuros líderes empresariais para trabalhar nas nossas organizações?
Absolutamente, apoiar e promover a participação dos jovens é fundamental para pensarmos o futuro. Envolver os jovens nas matérias ambientais, sociais e de governação e pôr em prática, nas organizações, políticas eficazes de atração e retenção de jovens assegura a formação de gerações de líderes empresariais alinhados com estes propósitos.
Que iniciativas é que o Grupo BEL tem desenvolvido no que concerne à integração deste público?
Creio que aquela que melhor espelha o nosso posicionamento nesse domínio é a adesão ao “Pacto Mais e Melhores Empregos para os Jovens”, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e tem como objetivo operar uma mudança real no atual contexto de vulnerabilidade associado ao emprego dos jovens. Com esta parceria, comprometemo-nos, até 2026, e através de um conjunto de metas fixadas, a reforçar a aposta em diversos indicadores, nomeadamente a contratar e a reter jovens trabalhadores, a garantir emprego de qualidade para os jovens, a formar, desenvolver e a dar voz aos jovens.
Numa outra dimensão, estamos a desenvolver uma plataforma de formação para os trabalhadores, que oferece a todos os que trabalham connosco a possibilidade de prosseguirem a sua formação profissional no desempenho das suas funções.
Uma das mensagens na página principal do site do Grupo BEL é: “Acreditamos que o futuro das gerações é influenciado pela forma como agimos hoje”. Que mensagem final gostaria de deixar aos líderes de amanhã?
A mensagem que gostaria de deixar aos líderes de amanhã é que estejam atentos às questões que cada vez mais fazem a diferença na vida das pessoas. É possível ser um exemplo de liderança se avaliarmos sempre o impacto das nossas decisões, nas pessoas e na comunidade que nos rodeia. Tomar decisões responsáveis e sustentáveis é uma missão de uma vida e o futuro das próximas gerações depende de líderes capazes de abraçar esse desafio.