Skip to main content

AI.Ethics – INICIATIVA ÉTICA NA IA
Transparência Algorítmica

No mundo em que vivemos o tema da Inteligência Artificial (IA) é uma constante em todos os nossos domínios.

A ética é uma premissa do comportamento humano e quando nos deparamos com as questões da inteligência artificial (IA), temos que ter presente que a ética sendo sempre de carácter humano, traz a pergunta de como podemos colocar a ética na esfera da Inteligência Artificial (IA).

Não existe ética na Inteligência artificial (IA). 

Existe ética nas pessoas que concebem, usam ou são afetadas pela AI.

A verdadeira realidade da AI é ser, sempre e só, um instrumento.

E para isto precisamos de instrumentos que regulamentem todo este universo e que dessa forma diminuam ou extingam as consequências éticas, sociais, económicas e políticas do avanço da IA como inovação para a sociedade.

A UNA PORTUGAL considera que o documento “Recomendação sobre Ética na Inteligência Artificial “, emitido pela UNESCO em 21 de dezembro de 2021, é um referencial da mais alta importância e relevância para o futuro da relação entre a Sociedade, as Pessoas e as Organizações. 

Essa relação é (ou deve, ou tem de ser) suportada em confiança mútua.

A Inteligência Artificial está presente em todos os nossos momentos, sejam laborais, sociais, económicos ou domésticos.  

Existe algures um Algoritmo que influencia decisões sobre a vida concreta de um consumidor, utente, cliente, parte contratada, estudante, professor, candidato, litigante, enfim, todos nós. 

Isso é inevitável e tem enorme potencial positivo. 

Mas implica uma ação de participação Ética e uma vigilância (instrumentos) que criem e mantenham relações de Confiança em particular promovendo a transparência dos algoritmos. 

Quem souber criar e manter os adequados instrumentos, terá uma economia mais competitiva e bem-sucedida, um mundo laboral mais íntegro e uma sociedade mais consciente.

Apoiando-se em guias e instrumentos internacionais a UNA Portugal irá promover um debate na opinião publica sobre esta temática, por ser de interesse geral e de elevado potencial de impacte sobre as pessoas.

Assim, e em conjunto com a APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, a UNA Portugal vai organizar e participar no lançamento do Programa AI. Ethics.

A sessão de Lançamento realiza-se a 3 de Março, entre as 09ho0 e as 12h30, na Secretária-Geral  do Ministério do Ambiente, sala “O Século”, na qual estará presente André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Sessão de Lançamento

3 de Março – 09ho0 às 12h30.
Secretária-Geral do Ministério do Ambiente, sala “O Século”